Nossa História
Mais de 155 anos de trajetória, com olhar atento para o futuro.
Para uma empresa ultrapassar 155 anos é necessário muito mais do que dedicação e empenho, é preciso se reinventar, sempre com foco na excelência, mantendo um olhar atento às inovações e tendências. É preciso dispor de visão estratégica, de um alinhamento efetivo com clientes, parceiros e fornecedores para atender às necessidades de mercado, se antecipar com soluções completas e integradas, assegurando legítimo diferencial competitivo.
Concentrando todos estes fatores, a ROCHA, empresa genuinamente paranaense, percorre ao longo do tempo uma trajetória de sucesso, sempre baseada na confiança, no respeito ao ser humano e ao meio ambiente. Temos orgulho em compartilhar com você a nossa história.
Linha do Tempo
Linha do Tempo
Fundação da ROCHA S. A. Indústria, Comércio e Navegação, por Bento Munhoz da Rocha, com operações iniciais de transporte de madeira, erva-mate e fósforo.
Alteração da denominação social para ROCHA & Cia, passando a ser administrada pela família Cominese.
Nova mudança da razão social, que, de ROCHA & CIA., passou a denominar-se ROCHA S.A. Indústria, Comércio e Navegação, tornando os funcionários mais antigos sócios da organização.
Foco da empresa no segmento de contêineres.
Os irmãos Hélio e João Gilberto Cominese Freire iniciam os trabalhos dentro da empresa e assumem a direção do GRUPO ROCHA.
Nomeação de João Eugênio Cominese como representante da Cia. Brasileira de Contêineres (CBC).
Início da prestação de serviços com granéis de importação.
Compra dos primeiros guindastes de grande porte. Construção de armazéns especializados e da nova sede da empresa em Paranaguá (PR). Obtenção da concessão do Porto Seco, em São Francisco do Sul (SC), e abertura das filiais em Itajaí (SC) e Guarujá (SP).
Início das operações do Porto Seco, em São Francisco do Sul (SC).
Em março, registra-se um novo período de expansão, a partir da entrada do fundo de investimentos ANGRA INFRA na participação acionária de 40,58% do capital da empresa.
Em dezembro, ocorre a aquisição de 50% do capital social da Cattalini Terminais Marítimos S.A., em Paranaguá (PR), maior empresa de granéis líquidos da América Latina.
Conclusão das obras do complexo alfandegado destinado à importação de fertilizantes em Paranaguá (PR). Início das operações com granéis de importação no porto de São Francisco do Sul (SC) via subsidiária Fullport8 (28,3%), formando-se uma joint venture com outros três sócios locais.
Aquisição de 60% da empresa Vanzin Operações Portuárias S/A, focada em operações portuárias de granéis sólidos, no Rio Grande (RS), visando à expansão geográfica da empresa.
Aquisição de 25% da COPI – Companhia Operadora Portuária do Itaqui, por meio da investida Vanzin, em Itaqui (MA). Associação com o BNDESPAR, com a operação de subscrição de novas ações ordinárias. Movimento realizado para capitalizar a ROCHA visando à continuidade do seu crescimento de acordo com o planejamento estratégico
Início das operações do moderno complexo para exportação de grãos da ROCHA interligado ao corredor de exportação (COREX) do Porto de Paranaguá (APPA), no Paraná. Neste ano a ROCHA conquistou importantes certificações: Sistema de Gestão Integrada (SGI) – ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
No ano de 2018 a Rocha conquistou a certificação OEA-S para as suas unidades de negócio AZ9A, Granel de Importação, Operação Portuária, Porto Seco e Granel de Exportação. Aquisição de mais 25% da COPI – Companhia Operadora Portuária do Itaqui, por meio da investida Vanzin, em Itaqui (MA), totalizando 50% da partição
Expansão GEXPO (Estática e Correias Transportadoras) Conclusão da fase 2 das obras de ampliação da estrutura de Granéis de Exportação da Rocha, com dois novos armazéns e uma capacidade estática total de 270 mil toneladas. O novo complexo traz um aumento significativo na capacidade estática do Corredor de Exportação de
Novo Armazém COPI A COPI entrega um sistema que possibilita triplicar a produtividade do berço 101 do Porto do Itaqui. As operações são realizadas com guindastes móveis do cais, moega e correias transportadoras que conectam o armazém construído diretamente ao berço 101. Além da melhor produtividade, o novo modelo de
Expansão Tancagem Cattalini Importante investimento de expansão do seu Centro de Tancagem 4 oferece o aumento da capacidade estática da empresa em 17,5%. Com a ampliação do CT4 a Cattalini oferece aos seus clientes um total de 133 tanques e 610 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em
Inauguração do Terminal da Rocha – Unidade RS A cidade de Rio Grande (RS) passa a contar com um novo terminal da Rocha para movimentação de cargas. A inauguração ocorreu no dia 25 de abril e a estrutura conta com um novo armazém para fertilizantes, com capacidade estática de 35
1864 – Fundação da ROCHA S. A. Indústria, Comércio e Navegação, por Bento Munhoz da Rocha, com operações iniciais de transporte de madeira, erva-mate e fósforo.
1922 – Alteração da denominação social para ROCHA & Cia, passando a ser administrada pela família Cominese.
1966 – Nova mudança da razão social, que, de ROCHA & CIA., passou a denominar-se ROCHA S.A. Indústria, Comércio e Navegação, tornando os funcionários mais antigos sócios da organização.
1980 – Foco da empresa no segmento de contêineres.
1982 – Os irmãos Hélio e João Gilberto Cominese Freire iniciam os trabalhos dentro da empresa e assumem a direção do GRUPO ROCHA.
1988 – Nomeação de João Eugênio Cominese como representante da Cia. Brasileira de Contêineres (CBC).
2000 – Início da prestação de serviços com granéis de importação.
2002 – Compra dos primeiros guindastes de grande porte. Construção de armazéns especializados e da nova sede da empresa em Paranaguá (PR). Obtenção da concessão do Porto Seco, em São Francisco do Sul (SC), e abertura das filiais em Itajaí (SC) e Guarujá (SP).
2005 – Início das operações do Porto Seco, em São Francisco do Sul (SC).
2010 – Em março, registra-se um novo período de expansão, a partir da entrada do fundo de investimentos ANGRA INFRA na participação acionária de 40,58% do capital da empresa.
2011 – Em dezembro, ocorre a aquisição de 50% do capital social da Cattalini Terminais Marítimos S.A., em Paranaguá (PR), maior empresa de granéis líquidos da América Latina.
2011 – Início das operações com granéis de importação no porto de São Francisco do Sul (SC) via subsidiária Fullport8 (28,3%), formando-se uma joint venture com outros três sócios locais.
2012 – Conclusão das obras do complexo alfandegado destinado à importação de fertilizantes em Paranaguá (PR).
2013 – Aquisição de 60% da empresa Vanzin Operações Portuárias S/A, focada em operações portuárias de granéis sólidos, no Rio Grande (RS), visando à expansão geográfica da empresa.
2015 – Aquisição de 25% da COPI – Companhia Operadora Portuária do Itaqui, por meio da investida Vanzin, em Itaqui (MA).
2015 – Associação com o BNDESPAR, com a operação de subscrição de novas ações ordinárias. Movimento realizado para capitalizar a ROCHA visando à continuidade do seu crescimento de acordo com o planejamento estratégico desenhado, e, principalmente, para a conclusão das obras do complexo para exportação de grãos. Com isso, os percentuais de participação acionária passaram a constituir a seguinte estrutura: a RTP com 41,98%; a ANGRA INFRA com 40,17%; e o BNDESPAR com 17,86%.
2017 – Neste ano a ROCHA conquistou importantes certificações: Sistema de Gestão Integrada (SGI) - ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001
2018/2019 – No ano de 2018 a Rocha conquistou a certificação OEA para as suas unidades de negócio AZ9A, Granel de Importação, Operação Portuária, Porto Seco e Granel de Exportação.
Aquisição de mais 25% da COPI – Companhia Operadora Portuária do Itaqui, por meio da investida Vanzin, em Itaqui (MA), totalizando 50% da partição acionária.
2020/2022 - Expansão GEXPO (Estática e Correias Transportadoras)
Conclusão da fase 2 das obras de ampliação da estrutura de Granéis de Exportação da Rocha, com dois novos armazéns e uma capacidade estática total de 270 mil toneladas. O novo complexo traz um aumento significativo na capacidade estática do Corredor de Exportação de Paranaguá, sendo a Rocha a única empresa com 4 linhas para embarques de grãos (soja, milho e farelo), com capacidade total de 8 mil toneladas por hora. Pode assim operar os 3 berços de atracação do corredor público de exportação simultaneamente e com diferentes produtos.
2021 - Novo Armazém COPI
A COPI entrega um sistema que possibilita triplicar a produtividade do berço 101 do Porto do Itaqui. As operações são realizadas com guindastes móveis do cais, moega e correias transportadoras que conectam o armazém construído diretamente ao berço 101. Além da melhor produtividade, o novo modelo de carga reduz o tráfego da beira do cais, melhorando a segurança operacional e otimizando os custos para o importador.
2021 - Expansão Tancagem Cattalini
Importante investimento de expansão do seu Centro de Tancagem 4 oferece o aumento da capacidade estática da empresa em 17,5%. Com a ampliação do CT4 a Cattalini oferece aos seus clientes um total de 133 tanques e 610 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em cinco Centros de Tancagens (CTs) alfandegados e entrepostados.
2022 - Inauguração do Terminal da Rocha - Unidade RS
A cidade de Rio Grande (RS) passa a contar com um novo terminal da Rocha para movimentação de cargas.
A inauguração ocorreu no dia 25 de abril e a estrutura conta com um novo armazém para fertilizantes, com capacidade estática de 35 mil toneladas, além de um pátio com 25 mil metros quadrados preparado para armazenar outros produtos.
Clique aqui e saiba como a ROCHA
apoia as comunidades que estão em seu entorno.
Clique aqui e saiba como a ROCHA apoia
as comunidades que estão em seu entorno.
Clique aqui e saiba como a ROCHA apoia
as comunidades que estão em seu entorno.