A área de Recursos Humanos é indispensável para a gestão interna de uma empresa. Sua eficiência permite a integração de equipes, a qualidade dos processos e a aplicação de estratégias para que a organização alcance determinados resultados.
Independente do porte ou do mercado de atuação, toda empresa precisa contar com um setor ou um profissional de RH.
Hoje, no Dia do Profissional de Recursos Humanos, convidamos o nosso Gerente de RH para contribuir com a construção deste artigo. Aqui, trouxemos 5 dicas incríveis para a efetividade deste setor em qualquer empresa. Quer conhecer cada uma delas? Então acompanhe a leitura:
5 dicas para mais efetividade no setor de Recursos Humanos
1) Adotar a comunicação colaborativa
A comunicação colaborativa é aquela que não acontece de forma unilateral, ou seja, todos os colaboradores fazem parte. Essa estratégia é muito importante, pois contempla os interesses e obrigações de todos os envolvidos, e não apenas da liderança.
Além de fomentar o relacionamento entre setores e reforçar o sentimento de pertencimento nos colaboradores, essa forma de comunicação ainda se mantém integrada à missão, valores, e objetivos da empresa.
Evidentemente, o RH é o principal meio de organizar essa comunicação, mantendo o fluxo de informações sempre eficaz.
2) Promover o engajamento dos times
Falando em comunicação e relacionamento entre setores, não podemos deixar de falar sobre o engajamento.
Essa estratégia é indispensável, principalmente porque o setor de RH está constantemente focado na gestão de pessoas, e nós sabemos que quanto mais motivados e engajados os profissionais estiverem, mais resultados a empresa terá.
Vale lembrar que para ter eficiência nessa estratégia, os times precisam estar engajados com todas as ações e objetivos da companhia, e não só com as da própria área.
3) Praticar a empatia
A empatia é uma habilidade que todo profissional de RH deve ter, pois ela permite que você se coloque no lugar do próximo, entenda seus desafios e demandas e possa ajudá-lo de forma mais assertiva.
Entender as necessidades individuais e coletivas é muito importante dentro de uma empresa, pois permite que todos os objetivos permaneçam em sinergia. No entanto, fica um alerta: jamais confunda empatia com paternalismo.
4) Incentivar o respeito à diversidade
Na gestão de pessoas, um dos principais fatores a serem considerados é a diversidade. Afinal, ninguém é igual a ninguém, e saber lidar e respeitar com as características e personalidades de cada um é fundamental.
Por isso, diferente de setores como o financeiro e o contábil, o RH precisa ser muito humanizado. Com isso, o incentivo ao respeito se dá pelo exemplo.
5) Disseminar a cultura da organização
Essa dica é primordial para que o RH não enfrente problemas futuros com os colaboradores. Muito antes de um profissional ingressar na empresa, lá no seu processo seletivo, você precisa certificar-se de que os princípios e objetivos dele estão alinhados com os da empresa.
Ter a cultura da organização impressa nas ações e atividades dos colaboradores faz uma grande diferença. Isso pode ser feito através de um planejamento bem definido, no qual você estabelece metas tanto para você quanto para a equipe. Essas metas evidentemente estão de acordo com o foco da empresa, e contribuem para que os colaboradores sigam os objetivos.
Colocando essas 5 dicas em prática, é possível ter uma gestão mais eficiente e otimizar os processos de RH na sua empresa.
Eugenio Anthero Silva é formado em Pedagogia, com Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos na ROCHA Terminais Portuários e Logística. Com seus conhecimentos e experiência na área, Eugenio agrega soluções e melhorias constantes para a gestão de pessoas e processos na empresa.