Comunicação Empática: entenda o que é e como praticar no dia a dia

A Comunicação Empática é vital nas mais diversas relações sociais, sejam elas com colegas de trabalho, familiares, amigos e clientes (internos e externos). É esse tipo de comunicação que promove entendimento genuíno e conexões significativas, especialmente em um cenário tão virtual em que vivemos atualmente.

No artigo de hoje, você verá as melhores maneiras de colocar em prática uma comunicação mais acolhedora e compreensiva, colhendo frutos surpreendentes na sua vida.

O que é a comunicação empática?

A Comunicação Empática é um processo de interação verbal e não verbal baseado na empatia. Ou seja: ele consiste na prática de se colocar no lugar do outro, buscando compreender e transmitir mensagens de maneira genuína e sensível.

Dessa forma, esse tipo de comunicação possui dois pilares como base:  a maneira como você passa suas informações e sentimentos e o modo como o interlocutor recebe essa mensagem. É por isso que devemos prestar atenção não apenas nas palavras ditas, mas também nas emoções e nas entrelinhas do que está sendo falado.

Ao praticar a Comunicação Empática, as relações interpessoais são fortalecidas, pois as pessoas se sentem ouvidas, compreendidas e valorizadas.

No ambiente de trabalho, por exemplo, ela fortalece laços entre a equipe e impulsiona a melhora na resolução de conflitos. Além disso, ela contribui para a promoção de um clima organizacional saudável, levando em consideração as necessidades de todos os envolvidos.

Já nas relações com os clientes internos e externos, a Comunicação Empática constrói confiança, pois permite que você compreenda profundamente as necessidades do público e o atenda de forma personalizada, elevando a satisfação. Igualmente, nas relações sociais, ela é capaz de nutrir laços profundos, reduzir mal-entendidos e amplificar a empatia.

5 maneiras de praticar a comunicação empática no dia a dia

1 – Deixe os julgamentos e preconceitos de lado

A base para um diálogo empático é a suspensão de qualquer preconceito ou pré-julgamento. Portanto, antes mesmo de falar, esteja disposto a ouvir o que a outra pessoa tem a falar e mostre-se aberto à mudanças de perspectivas.

Seja um colega de trabalho ou um amigo de longa data, cada pessoa tem sua perspectiva única e merece ser respeitada.

2 – Cuidado com a linguagem não-verbal

A postura corporal faz toda a diferença no modo como você passa uma mensagem. Ao manter contato visual, esboçar um sorriso e usar expressões faciais acolhedoras, você transmite para o cliente ou colega de equipe uma mensagem mais positiva, ao demonstrar que você está aberto para um diálogo saudável e compreensivo.

Porém, se você emprega um tom de voz mais alto, cruza os braços ou os movimenta de forma agressiva, isso pode acabar transmitindo uma mensagem negativa. Portanto, pense nos seus gestos na hora de se comunicar com o próximo.

3 – Coloque-se no lugar do próximo

Você com certeza já deve ter ouvido a frase “trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Na comunicação empática, isso é indispensável. Antes de falar, pense nas palavras que podem ofender ou agradar uma pessoa, buscando o máximo de gentileza e tranquilidade.

Busque  compreender as dores e necessidades do próximo. Isso ajuda a tornar o diálogo mais envolvente e acolhedor.

4 – Use uma linguagem amigável

Existem situações que requerem linguagens e termos mais técnicos, enquanto outras situações podem ter uma linguagem mais acessível e amigável. Se você vai se comunicar com uma pessoa que não compreende muito das suas atividades, vale a pena tornar a comunicação mais clara e objetiva, evitando termos que possam confundir o cliente ou colega de operação.

No entanto, lembre-se que uma linguagem objetiva não significa ser informal. Mantenha a coerência e o emprego correto das normas gramaticais, especialmente em conversas online.

5 – Aprenda com os feedbacks

Por meio dos feedbacks, você consegue descobrir se as mensagens transmitidas são recebidas da maneira correta. Caso haja ruídos ou falhas na comunicação, você pode aproveitar os feedbacks recebidos para otimizar a linguagem ou a maneira como se comunica.

Essa estratégia é valiosa tanto no ambiente interno, para reduzir problemas de comunicação e integrar as equipes, quanto no ambiente externo, pois mostra que você valoriza a opinião dos clientes.

Como você pode ver, a Comunicação Empática consiste em ouvir ativamente, colocar-se no lugar do outro e adotar uma linguagem amigável. Isso tudo aumenta a harmonia, a eficiência e o respeito, criando um ambiente mais saudável e produtivo para todos.

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