Integrar a tecnologia na logística e nas operações de comércio exterior deixou de ser um diferencial e tem se tornado uma grande necessidade. Isso porque, quando bem utilizada, a tecnologia é capaz de melhorar a eficiência, a agilidade e a precisão das operações logísticas.
Uma empresa que recorre ao uso da tecnologia para otimizar a área logística obtém vários benefícios, como automatização de processos, o controle da cadeia de suprimentos, informações em tempo real e a obtenção de indicadores, que permitem detectar melhorias nos processos
Mas como integrar a tecnologia na logística e tornar as operações mais eficientes e eficazes? Existem diversas maneiras de aliar a tecnologia à logística e tirar o maior proveito disso! Confira a seguir.
Como aliar a tecnologia à logística?
A tecnologia pode ser utilizada em diversas áreas da logística, como na gestão de estoques, no planejamento de rotas, no rastreamento de cargas, na execução de tarefas e na gestão de transporte.
Dessa forma, ela ajuda a monitorar operações, otimizar a entrada e saída de produtos, reduzir o risco de falhas e ainda melhorar a comunicação entre os todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.
Essas são as 5 melhores formas de usar a tecnologia e otimizar a logística da sua empresa.
1. Use um Customer Relationship Management (CRM) para melhorar o relacionamento com o cliente
O CRM é um sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente que ajuda a empresa a gerenciar melhor as informações dos clientes, fornecendo uma base de dados valiosos sobre as necessidades e expectativas de cada um deles.
Nele, além de dados para contato, podem constar feedbacks, histórico de vendas, relatórios de atendimentos e muito mais. Também é possível identificar tendências de consumo ou demandas, sazonalidades e comportamento dos clientes através do histórico das informações armazenadas no CRM.
Isso contribui para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para atender às demandas dos clientes, melhorar o relacionamento com eles e aumentar a qualidade das entregas.
2. Invista no uso da IoT (Internet das Coisas)
A IoT (Internet das Coisas) desempenha um papel indispensável na eficiência e no aprimoramento da logística, pois permite a interconexão e a comunicação entre dispositivos físicos, como sensores, veículos e outros equipamentos, por meio da internet.
Nos terminais portuários, por exemplo, a IoT proporciona maior eficiência e segurança na operação dos maquinários. Isso acontece porque, ao utilizar a IoT para monitorar equipamentos como guindastes, empilhadeiras e esteiras rolantes, é possível obter indicadores relevantes que permitem otimizar operações, programar manutenções preventivas e reduzir o tempo de inatividade.
3. Aposte no uso de blockchain para transações internacionais
O blockchain é uma tecnologia que agrupa informações por meio de uma criptografia imutável, de modo que o compartilhamento dessas informações seja seguro e sem a necessidade de intermediários.
Um ótimo exemplo do uso de blockchain é nas transações financeiras, que passam a ser mais seguras e confiáveis. Isso porque as informações registradas no blockchain podem ser configuradas de modo que somente a pessoa certa consiga visualizá-las.
4. Automatize tarefas de armazenagem com o Warehouse Management System (WMS)
O Warehouse Management System (WMS), também conhecido como Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um programa ou aplicativo que facilita a integração e gestão de tarefas dentro de um armazém.
Entre as operações que são otimizadas, estão o recebimento, armazenagem e despacho de produtos. Isso acontece pois o sistema agiliza os processos de identificação e classificação dos itens no armazém baseados em fluxo de trabalhos otimizados. Consequentemente, o tempo de execução dessa atividade é reduzido e a produtividade, aumentada.
O WMS também garante a precisão dos registros no inventário, o que ajuda a evitar a falta ou excesso de estoque.
5. Armazene dados em nuvem
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, documentos e arquivos em servidores remotos, chamados de “nuvem”. Esses servidores podem ser acessados pela internet, sem necessidade de espaço em dispositivos móveis, computadores ou HDs.
Ao utilizar essa tecnologia, você evita a perda de dados por falhas nos seus aparelhos físicos. Além disso, armazenar os seus dados na nuvem permite que você acesse arquivos de qualquer lugar do mundo. Isso proporciona agilidade na comunicação e no compartilhamento de informações entre a sua equipe e os clientes, além da segurança no acesso dos dados compartilhados.
Como você pode ver, todas essas tecnologias proporcionam mais segurança, controle e agilidade nas operações logísticas. Tudo o que você precisa fazer é escolher a melhor tecnologia e saber como aplicá-la.
Para isso, acompanhe as tendências de tecnologia e de logística e não deixe de firmar parceria com fornecedores confiáveis.
Se você já faz uso de alguma tecnologia na logística do seu negócio, compartilhe nos comentários qual é. E para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn