A Rocha Terminais Portuários e Logística celebra no dia 29 de janeiro, 156 anos de atividades. Ao longo de sua trajetória, a empresa se expandiu, se reinventou e acompanhou as tendências de mercado e as inovações tecnológicas.
Em mais de um século e meio de existência, a empresa agrega importantes motivos para comemorar seu aniversário. A Rocha Terminais Portuários e Logística está entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil, ocupando lugar de destaque entre as organizações do setor. Nos estados onde atua, possui instalações, estrutura e colaboradores treinados e habilitados, fazendo da Rocha um dos maiores operadores portuários independentes do Brasil.
A empresa conta com capacidade estática para armazenagem de 1,2 milhão de toneladas entre graneis líquidos e sólidos e movimenta cerca de 18 milhões de toneladas de produtos/ano. O destaque fica por conta do desembarque de fertilizantes, onde a empresa responde por 25% do total importado no país.
Em Paranaguá, o diferencial é o uso de correias transportadoras com capacidade de movimentar, em média, 13 mil toneladas de fertilizantes/dia diretamente do navio para seus armazéns alfandegados, que possuem capacidade estática de 253 mil toneladas. A operação acontece há 6 anos e é única no Porto de Paranaguá, garantindo agilidade e segurança na movimentação da mercadoria.
Fundada em Paranaguá, a empresa atualmente conta com armazéns gerais e terminais alfandegados de Importação e Exportação, Operação Portuária em vários Estados, Porto Seco e empresas investidas e coligadas que consolidam e expandem sua atuação. Em suas bases localizadas em Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Itaqui (MA) e em Rio Grande (RS) gera cerca de 2 mil empregos entre diretos e indiretos.
“A empresa tem uma capacidade grande de se adequar ao momento e superar as dificuldades que o país enfrenta. É uma empresa que busca o crescimento e estamos planejando nossa expansão geográfica para outros portos, como Santos (SP) e Aratu (BA). Vamos ampliar nossos armazéns para fertilizantes e pretendemos fazer da exportação de soja o nosso carro-chefe. Até 2021 será ampliada a atual capacidade estática de armazenagem do terminal de exportação de 146 mil tonelada para 240 mil toneladas”, destacou Rivadavia Simão, Superintendente de Relações Institucionais da Rocha Terminais Portuários e Logística.
Colaboradores
Em mensagem dirigida aos colaboradores, a direção da empresa credita a construção da sua história à dedicação de vários profissionais.
“Somos referência no segmento pela qualidade dos serviços prestados e nos posicionamos entre as maiores empresas, líderes do sul do país. Juntos, continuaremos crescendo, gerando emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do nosso time, das cidades e estados onde atuamos e do nosso País”.
O aniversário de 156 anos será comemorado com ações programadas para acontecerem ao longo de 2020. Neste ano, a empresa empregará seus esforços na valorização do seu bem maior: seus 830 colaboradores diretos. O objetivo é estreitar relações entre as diferentes unidades, construindo um clima organizacional de união, pertencimento e engajamento.
Responsabilidade Social
Com projetos sociais desenvolvidos em diferentes áreas, a empresa prima em ser socialmente responsável, com ações voltadas aos seus colaboradores, sociedade e meio ambiente. Há a tradicional Cantata de Natal e o Natal Solidário, realizados com os alunos da Escola Municipal de Educação Especial “Prof. Eva Cavani”.
Há também o apoio institucional à Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria, para onde são destinados todos os resíduos recicláveis gerados nas unidades da Rocha. A parceira com os trabalhadores da associação vai além dos materiais reciclados. No final do ano, todos recebem doações de kits de comemoração ao Natal.
As ações sociais da Rocha igualmente chegam ao esporte. A empresa apóia a Associação Paraolímpica de Paranaguá (APP) por meio de patrocínios aos atletas quando participam de competições.
Os colaboradores também fazem parte dessa corrente do bem. Durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), os colaboradores participam de gincanas com o intuito de apoiar instituições nas regiões onde atuam. Em 2018, por exemplo, foram doadas mais de uma tonelada de produtos de higiene pessoal para a Casa de Apoio a dependentes químicos. Já em 2019, foram doados kits de higiene com mais de mil produtos para asilos. A estas ações somam-se as doações de sangue realizadas voluntariamente pelos colaboradores.
O Instituto Peito Aberto, em Paranaguá, voltado ao apoio de mulheres em tratamento contra o câncer, também recebe o apoio da Rocha. Todos os meses, a empresa doa cestas básicas com o propósito de minimizar as necessidades do grupo. Além disso, é fornecido apoio institucional em eventos realizados pelo Instituto, como a tradicional Corrida e Caminhada contra o Câncer, realizada anualmente.
Já as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paranaguá e de São Francisco do Sul recebem doações que custeiam os gastos dos alunos, também agasalhos e brinquedos.
Quando o foco é o meio ambiente, a Rocha realizou o plantio de mais de 100 mudas de árvores nativas, além de apoiar institucionalmente a realização da Semana de Meio Ambiente e Semana da Árvore, realizadas pela Prefeitura Municipal de Paranaguá. A presença da empresa nesses eventos revela sua preocupação com a preservação ambiental, destacada dentro e fora da organização, através de ações ambientalmente corretas e o incentivo às práticas que orientem essas atividades.
Certificações
A Rocha possui um sistema de gestão integrado que conquistou importantes certificações na área de gestão. Através de investimos em treinamentos e capacitação de pessoal, a empresa promove melhorias constantes na gestão de sistemas e processos.
Em 2017, a Rocha Terminais Portuários e Logística recebeu a certificação das normas ISO 9001 de Sistema de Gestão da Qualidade, a certificação das normas ISSO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS 18001, relacionada ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
A empresa também conquistou a AEO (sigla em inglês para Operador Econômico Autorizado – OEA), certificação emitida pela Receita Federal do Brasil que visa comprovar e validar a avaliação do processo de gestão adotado pelas companhias de comércio exterior para minimizar os riscos existentes em suas operações.
Desde 2018, essa certificação abrange todas as unidades de negócio da empresa e trata tanto da confiabilidade do operador, quanto da segurança aplicada à cadeia logística e as relações tributárias e aduaneiras obrigatórias.